As origens do C.A.L

As origens do C.A.L

Antes da formação do CAL, os aeromodelistas particulares reuniam-se no Aeródromo de Alverca, em número apreciável para, em conjunto, trocarem impressões e melhor poderem avaliar as suas possibilidades. Chamavam-lhes as “Alvercadas”.

Março 1952
Nesta Alvercada vêem-se alguns aeromodelistas que, mais tarde, viriam a ser figuras destacadas do CAL: Joaquim Raimundo, Avelino Lopes, Vítor Cruz, Abílio Matos (4.º, 5.º, 6.º e 7.º de pé, a partir da esquerda) e J. Carlos Rodrigues (2.º sentado, a partir da esquerda).

Abril 1952 (apenas os reconhecíveis)
Noutra Alvercada:
Elias Silva
António Bento
Ernâni Ferreira
Adelino Abreu

Um dos maiores sustentáculos das Alvercadas: o bife, no Retiro da D. Vitória, junto à linha do combóio.
A partir da esqerda: Eugénio Picolo, Carvalho Marques, Vieira Lopes, Joaquim Raimundo, José Carlos Rodrigues e António Bento.

text-center

A primeira experiência de Voo Circular, em Portugal. O “Junior 29”, equipado com um motor McCoy de 5 cc, “glow plug”, de J. Carlos Rodrigues, voa pela primeira vez em 1952, numa festa aeronáutica, em Alverca.

O pulso-reactor “Dyna Jet”, de António Janeiro, estava também destinado a fazer o seu voo inaugural naquela festa aeronáutica, mas o motor não conseguiu pegar.

Uma semana depois, ainda em Alverca, António Janeiro foi mais feliz e conseguiu efectuar o 1º voo com motor a jacto, em Portugal.

António Bento, de costas, ajudou ao arranque e está atento …

Numa foto de 1952, Ernâni Ferreira, que foi um dos pioneiros do CAL, constrói um planador na Oficina de Aeromodelismo da Escola Patrício Prazeres, local onde se reuniam os aeromodelistas particulares que mais tarde vieram a fundar o CAL.

Note-se a exuberante decoração da parede, segundo a recente coqueluche da época …!

Maio 1952
A Comissão Organizadora do CAL – Armindo Filipe (2.º a contar da esquerda), J. Carlos Rodrigues (3.º) e Abílio Matos (6.º) – promove uma sessão de treinos em Alverca. O Clube estava prestes a ser constituído.

Comments are closed.