António Alves Bento (1921-2010)

António Alves Bento (1921-2010)

Em 1952, estávamos ainda a preparar a criação do CAL, passei pela Rua do Ouro e, metendo o nariz, como era habitual, nas montras laterais do “Biagio Flora” para espreitar novos materiais de aeromodelismo que, porventura, tivessem chegado, deparei com um novo motor de marca Bentex.

Fiquei atónito, eu que me prezava de conhecer todas as marcas de motores de aeromodelismo existentes, desde as checoslovacas até às canadianas, mas Bentex não fazia parte da minha lista.

Entrei e perguntei ao empregado, nosso conhecido, que motor era aquele.

– Olhe, é de um senhor que é torneiro de precisão e que faz motores de um centímetro e meio. Chama-se Bento, daí a marca Bentex.

Não era tarde, nem cedo! Tratámos logo de aprazar um encontro com o senhor Bento, que também era António, e que, logo ali, se fez sócio do Clube que ia nascer brevemente.

Há horas felizes. Realmente foi de uma felicidade imensa aquela minha entrada no Bazar Biagio Flora, pois deve-se, sem dúvida, ao António Bento o enorme êxito inicial do CAL, na área do aeromodelismo com motor.

Com efeito, uma das grandes dificuldades que todos tínhamos era pôr em marcha um motor, quer ele fosse a diesel ou a vela. (Um parênteses para os mais novos: não estou a referir-me a motores com vela glow-plug, que nessa altura ainda cá não tinham chegado, mas sim a motores a gasolina ou a 4 tempos, com vela de ignição, que só muito raramente conseguíamos pôr a trabalhar capazmente, porque nunca sabíamos onde estava o “gato”: se na bateria ou na bobina, se no condensador ou nos platinados).

Mas o Bento em nada disso via dificuldades ou segredos.

Estou a ver a nossa chegada a Alverca, no Inverno, cedinho, quase de madrugada. Nós arreganhados de frios e o Bento despia o casaco, arregaçava as mangas e atirava-se a tudo que era motor, pondo-os a trabalhar num ápice.

Ao fim da tarde encontrava-se arrasado, tantas tinham sido as ajudas. Mas estava sempre contente.

Boa alma, o Bento!

Assim, com ele, todos aprendemos a tratar os motores por tu e a ganhar tudo que, neste país, era campeonato motorizado.

Mas António Bento não foi só o mecânico de todos nós. Foi campeoníssimo, durante alguns anos, em várias modalidades e, de 1960 a 1964, foi elemento de muita valia no Centro Técnico de Aeromodelismo da MP e Secretário da Mesa da Assembleia Geral do CAL.

por José Carlos Rodrigues

Veja mais sobre António Bento

António Bento com um “borracha” e numa caricatura, feita por António Barata, publicada num boletim do C.A.L., a qual evidencia bem a sua versatilidade como aeromodelista

  António Bento, em Alverca, nos anos 50, em trabalho de campo, com José Carlos Rodrigues, Abílio Matos, Avelino Lopes e Elias Silva, entre outros
Comments are closed.