Consolidação

Consolidação

I QUINZENA DE AEROMODELISMO

Palácio Foz, em Lisboa – 22 de Julho a 4 de Agosto de 1957

Sessão de inauguração, vendo-se Carvalho Marques (à esquerda) e José Carlos Rodrigues (em primeiro plano) apresentando o modelo da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29, expressamente construído para aquele evento.

A I Quinzena de Aeromodelismo foi, até hoje, a mais importante acção de promoção do aeromodelismo a nível de todo o País.

Foi organizada pelo CAL com o apoio da DGAC e envolveu centenas de praticantes, do CAL, do Vilanovense Futebol Clube, do Corpo Nacional de Escutas e da Mocidade Portuguesa. A promoção foi efectuada em 16 cidades do País, mas foi em Lisboa que atingiu o seu ponto alto.

Para mais pormenores, clique aqui.

TAÇA VON HAFF – Edição de 1958

A Taça von Haff era uma importante prova que a LIPA organizava, no Porto, desde 1941 para homenagear um dos principais pioneiros do Aeromodelismo nortenho, João von Haff.

Em 1958, António Bento (CAL) ficou em 2º lugar a poucos pontos do vencedor Artur Sereno (EVS).

Na foto da esquerda pode ver-se João von Haff (à esquerda) e na outra Artur Sereno, enrolando o seu borracha, ajudado por seu irmão António.

VI CAMPEONATO DE LISBOA

17 e 18 Maio 1958 – Pista da Portela e Aeródromo de Sintra

Foram vencedores: Vasco Carvalho (Planadores), Coutinho Carvalho (Wakefield), António Barata (Acrobacia), Júlio Isidro (Corridas) e António Castro (Velocidade I)

Nas fotos: Vasco Carvalho e Ester Villaverde (2.º lugar em Planadores)

IX CAMPEONATO NACIONAL –  28 e 29 Junho 1958

Pista da Portela e aeródromo de Sintra

Foram campeões:

  • Wakefield             António Bento (CAL)
  • Motomodelos     Júlio Soares (AFC)
  • Planadores         Fernando Viegas (CNE Setúbal)
  • Corridas              António Castro (CAL)
  • Velocidade I       António Castro (CAL)
  • Velocidade II      Fernando Simões (CAL)
  • Acrobacia           Silva Rocha (IST)

Nas fotos: Bento lança o seu borracha e Castro mostra o seu “racer”.

IV CAMPEONATO IBÉRICO

Madrid, Cuatro Vientos, 2 Novembro 1958 

Os espanhóis venceram em todas as modalidades.

Na foto, os chefes da equipa espanhola, Xavier Arraiza, e da equipa portuguesa, J. Carlos Rodrigues.

A “B-29” voa !  –  9 de Novembro de 1958

Foi assim que, mais uma vez pelo lápis “mágico” de António Barata, foi apresentado, no Boletim n.º 14 do CAL, o artigo referente ao evento.

Em 1956, foi imaginado criar um grande modelo que impressionasse os visitantes da Exposição a realizar em Lisboa, no ano seguinte, no âmbito daquela que viria a ser I Quinzena de Aeromodelismo.

Reuniram-se vários saberes, constituiu-se a equipa e, um ano depois, a obra era admirada na Exposição do Palácio Foz.

Depois, fizeram-se-lhe as adaptações para o voo e em Novembro de 1958 tornou-se operacional, participando na maior parte das demonstrações de voo circular que, na altura, se faziam com frequência. Era sempre um espectáculo!

Embora seja hoje comum, nomeadamente nas modalidades de R/C, a presença de aeromodelos de grande envergadura, feitos em materiais compósitos, a maqueta voadora da “B-29”, na época em que foi construída, com materiais e técnicas “clássicas”, foi considerada “um caso muito sério” no Aeromodelismo português. Que saibamos, até hoje não voltou a ser construído um quadrimotor daquela envergadura para voo circular.

Passados cerca de 30 anos e depois de ter efectuado mais de 30 voos, foi abatida à frota, pois a fadiga dos materiais não perdoa.

Passou a ser maqueta de prateleira na Federação Portuguesa de Aeromodelismo, entidade à qual foi doada, para que viva ainda muitos anos.

Se quer saber mais sobre este modelo, clique aqui.

X CAMPEONATO NACIONAL – Voo Circular

Pista da Portela, 1 e 2 Agosto 1959

Foram vencedores: 

  • Acrobacia                 António Barata (CAL)
  • Velocidade I e II       Fernando Simões (CAL)
  • Corridas                    António Castro/Eugénio Picolo (CAL)
  • Combate                   Cunha Alves (CAL)

A foto da esquerda mostra António Barata junto ao seu modelo de acrobacia. Na da direita, uma cena de um combate.

A jornada de Voo Livre deste campeonato deve ter acontecido em 18 de Outubro, em Pedras Rubras. A equipa historiadora não dispõe de elementos sobre essa prova.

VII CAMPEONATO DE LISBOA

10 e 14 Junho 1959, Aeródromo de Alverca e Pista da Portela

 Foram vencedores:

  • Planadores         Carvalho Marques (CAL)
  • Wakefield            J. Carlos Rodrigues (CAL)
  • Velocidade I       Fernando Simões (CAL)
  • Corridas             João Silva/Pedroso da Costa (CAL)
  • Acrobacia           António Barata (CAL)                       
  • Combate             J. Carlos Rodrigues (CAL)                 

Nas fotos: Carlos Rodrigues (1.º Wakefield), João Silva (1.º Corridas) e Júlio Isidro (2.º Velocidade I), que começava a dar que falar.

Os irmãos Miranda, em 1959

Victor Miranda e Ruy Miranda, que viriam mais tarde a constituir no CAL uma notável equipa de Velocidade, concorriam em 1959 pelo Instituto Superior Técnico.

Comments are closed.