O arranque
Alverca, 2 de Novembro de 1952.
Primeira saída para treinos de sócios do recém-criado CAL
Alvercada de Abril de 1953
De pé: Matos, Bento, M. Laura, José Carlos, Avelino, Vieira Lopes, Castro, Quem?, Raimundo.
Sentados: Coutinho, Simões, Marques e Macedo. E atrás do Simões e do Marques, Quem?
Quem é Quem? Aceita-se ajuda!
I CAMPEONATO DE LISBOA DE AEROMODELISMO
Aeródromo de Alverca, 24 de Maio de 1953 – 22 concorrentes com 38 modelos.
De pé: M. Laura Rodrigues, António Bento, Pereira Baptista, Francisco Pires Jr., Abílio Matos, M. Luiz Fernandes e Victor Cruz.
Sentados: António Castro e António Janeiro.
Foram vencedores:
Pereira Baptista
J. Pires Júnior
Abílio Matos
António Janeiro
Planadores
Borrachas
Velocidade A
Velocidade B
Dois pilotos de Corridas, já famosos em 1953: Carlos Beja e António Janeiro.
O “Cegonha” de Abílio Matos, que até concorreu a provas de velocidade … !
Setembro 1953
No princípio, o CAL dava-se ao luxo de treinar e até de organizar provas nas pistas e no taxi way do Aeroporto de Lisboa, em convivência salutar com o “Super-Constelation”, um dos grandes transportadores aéreos da época.
Avelino Lopes praticou várias modalidades, mas é difícil encontrá-lo nas pautas de classificação das provas. Construía de forma exímia, treinava muito, mas era pouco competitivo.
Presta-se-lhe a homenagem que, para além de desportista, Avelino Lopes foi, acima de tudo e desde a primeira hora, o grande entusiasta que sempre apoiava em trabalhos de retaguarda, tais como, ajudas no campo, secretariado, redacção do Boletim, monitor, etc.
Na foto da esquerda, ensaiando o seu “Nesselbeck”.
IV CAMPEONATO NACIONAL
Porto (Aeroporto de Pedras Rubras), Outubro 1953
A equipa do CAL – Simões, Bento, Rodrigues, Matos, Ernâni, Baptista e Marques – nesta sua primeira saída conseguiu 8 classificações:
- Marques 1.º Planadores
- Baptista 2.º Planadores
- Rodrigues 1.º Motomodelos, voo livre A
- Matos 1.º Velocidade A
- Bento 2.º Velocidade A
- Simões 3.º Velocidade A
- Simões 1.º Velocidade B
- Simões 1.º Velocidade C
IV CAMPEONATO NACIONAL
Porto (Campo do Académico Futebol Club), Outubro 1953.
A equipa do CAL, em Velocidade A – Rodrigues (mecânico) e Bento (piloto) – classificou-se em 2.º lugar.
II CAMPEONATO DE LISBOA
Maio 1954, Aeródromo de Alverca
Foram vencedores:
- Planadores António Bento (CAL)
- Borrachas Pereira Baptista (CAL)
- Motomodelos v. livre A António Bento (CAL)
- Velocidade A Jorge Themudo (CAL)
Na imagem: António Bento prepara o seu motomodelo de voo livre
V CAMPEONATO NACIONAL
1.ª jornada, em 4 de Setembro de 1954 – Voo Circular, no Aeroporto de Lisboa, dentro do hangar principal.
Foram vencedores:
Velocidade A (2,5 cc) Carlos Beja (CAL) (97 km/h)
Velocidade B (5,0 cc) Ernâni Ferreira (CAL) (102 km/h)
Na imagem: António Bento ajuda Abílio Matos a pôr em marcha o motor do seu modelo de velocidade (“Black Chiffon”), classe A.
V CAMPEONATO NACIONAL
2.ª jornada, em 5 de Setembro de 1954 – Voo Livre, no Aeródromo de Sintra.
Foram vencedores:
Motomodelos, classe A António Bento (CAL)
Planadores e Borrachas Artur Sereno (EVS – Estrela e Vigorosa Sport)
Na imagem acima: António Bento, 2.º classificado em Borrachas, faz um ensaio.
À esquerda:
Pereira Baptista, que obteve o 5º lugar em Borrachas, enrola o motor do seu Wakefield com a ajuda de Bento. Assistem Carvalho Marques, Fernando Simões e Viriato de Carvalho, este último meio escondido por Baptista.
Outubro 1954, Aeródromo de Sintra.
Ascensão … e queda !
Primeiras experiências de voo de um motomodelo rádio-comandado, de José Carlos Rodrigues.
Pereira Baptista tinha a seu cargo as afinações do rádio (ED-Electronic Development, monocanal), o que, na altura, nem sempre era tarefa fácil.