O arranque

O arranque

Alverca, 2 de Novembro de 1952.  
Primeira saída para treinos de sócios do recém-criado CAL

Alvercada de Abril de 1953
De pé: Matos, Bento, M. Laura, José Carlos, Avelino, Vieira Lopes, Castro, Quem?, Raimundo.
Sentados: Coutinho, Simões, Marques e Macedo. E atrás do Simões e do Marques, Quem?

Quem é Quem? Aceita-se ajuda!

I CAMPEONATO DE LISBOA DE AEROMODELISMO
Aeródromo de Alverca, 24 de Maio de 1953  –   22 concorrentes com 38 modelos.

De pé: M. Laura Rodrigues, António Bento, Pereira Baptista, Francisco Pires Jr., Abílio Matos, M. Luiz Fernandes e Victor Cruz.
Sentados: António Castro e António Janeiro.

Foram vencedores:
Pereira Baptista
J. Pires Júnior
Abílio Matos
António Janeiro


Planadores
Borrachas
Velocidade A
Velocidade B

Dois pilotos de Corridas, já famosos em 1953: Carlos Beja e António Janeiro.  

O “Cegonha” de Abílio Matos, que até concorreu a provas de velocidade … !

Setembro 1953
No princípio, o CAL dava-se ao luxo de treinar e até de organizar provas nas pistas e no taxi way do Aeroporto de Lisboa, em convivência salutar com o “Super-Constelation”, um dos grandes transportadores aéreos da época.

Avelino Lopes praticou várias modalidades, mas é difícil encontrá-lo nas pautas de classificação das provas. Construía de forma exímia, treinava muito, mas era pouco competitivo.

Presta-se-lhe a homenagem que, para além de desportista, Avelino Lopes foi, acima de tudo e desde a primeira hora, o grande entusiasta que sempre apoiava em trabalhos de retaguarda, tais como, ajudas no campo, secretariado, redacção do Boletim, monitor, etc.

Na foto da esquerda, ensaiando o seu “Nesselbeck”.

IV CAMPEONATO NACIONAL
Porto (Aeroporto de Pedras Rubras), Outubro 1953

A equipa do CAL – Simões, Bento, Rodrigues, Matos, Ernâni, Baptista e Marques – nesta sua primeira saída conseguiu 8 classificações:

  • Marques          1.º Planadores
  • Baptista           2.º Planadores
  • Rodrigues       1.º Motomodelos, voo livre A
  • Matos               1.º Velocidade A
  • Bento               2.º Velocidade A
  • Simões            3.º Velocidade A
  • Simões            1.º Velocidade B
  • Simões            1.º Velocidade C

IV CAMPEONATO NACIONAL

Porto (Campo do Académico Futebol Club), Outubro 1953.

A equipa do CAL, em Velocidade A – Rodrigues (mecânico) e Bento (piloto) – classificou-se em 2.º lugar.

II CAMPEONATO DE LISBOA

Maio 1954,  Aeródromo de Alverca

Foram vencedores:

  • Planadores                           António Bento (CAL)
  • Borrachas                             Pereira Baptista (CAL)
  • Motomodelos v. livre A      António Bento (CAL)
  • Velocidade A                       Jorge Themudo (CAL)

Na imagem: António Bento prepara o seu motomodelo de voo livre

V CAMPEONATO NACIONAL

1.ª jornada, em 4 de Setembro de 1954 – Voo Circular, no Aeroporto de Lisboa, dentro do hangar principal.

Foram vencedores:
Velocidade A  (2,5 cc)      Carlos Beja (CAL) (97 km/h)
Velocidade B  (5,0 cc)      Ernâni Ferreira (CAL) (102 km/h)

Na imagem:  António Bento ajuda  Abílio Matos a pôr em marcha o motor do seu modelo de velocidade (“Black Chiffon”), classe A.

V CAMPEONATO NACIONAL

2.ª jornada, em 5 de Setembro de 1954 – Voo Livre, no Aeródromo de Sintra.

Foram vencedores:
Motomodelos, classe A         António Bento (CAL)
Planadores  e Borrachas      Artur Sereno (EVS – Estrela e Vigorosa Sport)

Na imagem acima:  António Bento, 2.º classificado em Borrachas, faz um ensaio.

À esquerda: 
Pereira Baptista, que obteve o 5º lugar em Borrachas, enrola o motor do seu  Wakefield com a ajuda de Bento. Assistem Carvalho Marques, Fernando  Simões e Viriato de Carvalho, este último meio escondido por Baptista.

Outubro 1954, Aeródromo de Sintra.

Ascensão …  e queda !

Primeiras experiências de voo de um motomodelo rádio-comandado, de José Carlos Rodrigues.
Pereira Baptista tinha a seu cargo as afinações do rádio (ED-Electronic Development, monocanal), o que, na altura, nem sempre era tarefa fácil.

Comments are closed.