Viriato de Carvalho

Viriato Armando do Patrocínio de Carvalho, sócio n.º 32 do Clube de Aeromodelismo de Lisboa, foi um dos homens que, nas duas primeiras décadas de existência do CAL, mais contribuiu para o seu desenvolvimento.

Distinguiu-se como organizador e dirigente.

Em 1953, foi Secretário da 1ª Direcção do Clube e, em 1958, ocupou o lugar de Presidente da Direcção.

Ao longo dos anos, veio a exercer várias vezes não só esse cargo, mas também o de Tesoureiro, este último em alturas de dificuldades com as contas.

Para além de dirigente e organizador, encontrava-se em todo o lado a apoiar a actividade: como dinamizador e organizador de provas, como elemento do júri, como cronometrista, como fazedor da revista do Clube.

A sua vocação não era a de desportista — não há notícia de que alguma vez se tenha inscrito numa competição —, mas sim a de contribuir desinteressadamente, na retaguarda, para o desenvolvimento deste desporto aéreo.

O Clube de Aeromodelismo de Lisboa e o Aeromodelismo em geral muito lhe devem.

Ainda hoje (2002), Viriato de Carvalho integra os Órgãos Sociais do CAL, ocupando tradicionalmente o lugar de Presidente do Conselho Fiscal.

Veja mais sobre Viriato de Carvalho

Viriato de Carvalho sempre foi uma pessoa que fugia ao protagonismo e, talvez por isso, não há muitas fotos suas. Acima, durante uma Reunião Anual e na organização de uma prova de Voo Circular (década de 60).

Viriato, em duas fotos recentes, durante o jantar comemorativo do 50.º Aniversário do CAL.