Abílio Matos – Para além do Aeromodelismo

Para Abílio Matos, o Aeromodelismo é uma consequência do seu grande amor: a Aeronáutica.

Já em 1948, portanto muito antes da constituição do CAL, vamos encontrar Abílio Matos ligado a actividades aéreas, praticando Voo Sem Motor, em Santa Iria de Azóia.

Ali, fazendo voo de montanha com elásticos, em Schulleiter, obteve o seu primeiro brevet: o Certificado A de Voo Sem Motor.

Mais tarde, em Alverca, conseguiu o Certificado C e, em 1955, em Coimbra, obteve as suas asas de Voo Com Motor.

Um dos seus maiores feitos, na área da pilotagem, foi o record de duração de voo orográfico em planador, que, em 1962, conseguiu na Serra de Sintra, durante 2 horas e 18 minutos.

Mas a coroa de glória de Abílio Matos é a Aviação Ultraligeira.

Criou uma Secção própria no Aero Club de Portugal e, a partir daí, dinamizou este tipo de aeronaves em Portugal, adquirindo planos no estrangeiro e organizando a actividade e, mais tarde, dirigindo a construção de vários ultraligeiros, dos quais o mais célebre foi, sem dúvida, o Bebé Jodel D-9, CS-AXA.

Este avião, que foi construído no último andar da Sede do Aero Club de Portugal, na época situado na Av. da Liberdade, efectuou mais de 500 horas de voo e até bateu records.

Abílio Matos publicou ainda 5 livros sobre temas aeronáuticos, focando em especial a Aviação Ultraligeira e, em 1976 foi, finalmente, distinguido com o importante Diploma Paul Tissandier, que a Federação Aeronáutica Internacional lhe conferiu em reconhecimento dos altos serviços prestados à Aeronáutica.

Ainda hoje (2003), com quase 80 anos de idade e mais de 50 de dedicação à Aeronáutica, este notável pioneiro das “coisas do ar”, presta o seu contributo em situações em que a sua experiência ainda é necessária.

Abílio Matos durante a construção do “Bebé Jodel”
Abílio Matos voando no “Bebé Jodel”