A “B-29” voa !

A “B-29” voa !

Foi assim que, mais uma vez pelo lápis “mágico” de António Barata, foi apresentado, no Boletim n.º 14 do CAL, o artigo referente ao evento.

Em 1956, foi imaginado criar um grande modelo que impressionasse os visitantes da Exposição a realizar em Lisboa, no ano seguinte, no âmbito daquela que viria a ser I Quinzena de Aeromodelismo.

Reuniram-se vários saberes, constituiu-se a equipa e, um ano depois, a obra era admirada na Exposição do Palácio Foz.

Depois, fizeram-se-lhe as adaptações para o voo e em Novembro de 1958 tornou-se operacional, participando na maior parte das demonstrações de voo circular que, na altura, se faziam com frequência. Era sempre um espectáculo!

Embora seja hoje comum, nomeadamente nas modalidades de R/C, a presença de aeromodelos de grande envergadura, feitos em materiais compósitos, a maqueta voadora da “B-29”, na época em que foi construída, com materiais e técnicas “clássicas”, foi considerada “um caso muito sério” no Aeromodelismo português. Que saibamos, até hoje não voltou a ser construído um quadrimotor daquela envergadura para voo circular.

Passados cerca de 30 anos e depois de ter efectuado mais de 30 voos, foi abatida à frota, pois a fadiga dos materiais não perdoa.

Passou a ser maqueta de prateleira na Federação Portuguesa de Aeromodelismo, entidade à qual foi doada, para que viva ainda muitos anos.

Se quer saber mais sobre este modelo, clique aqui.

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