50.º ANIVERSÁRIO DO C.A.L |

50.º ANIVERSÁRIO DO C.A.L |

ENCONTRO DE AEROMODELISMO ” ALVERCADA “
( 25 de Maio de 2002  )

Pois foi… a “Alvercada” realizou-se e foi muito participada !

Esta confraternização aeromodelística fez parte do programa das comemorações do 50.º aniversário do C.A.L.,  e teve lugar no passado dia 25 de Maio. O tempo, embora um pouco ventoso, esteve óptimo.

Este encontro estava inscrito no Calendário oficial e aberto a todos os Aeromodelistas, nacionais ou estrangeiros, quer fossem sócios do C.A.L. ou não.

Tratou-se sobretudo de uma festa de reunião da Família Aeromodelista, havendo lugar para todas as modalidades, e que teve a presença de praticantes de diversos Clubes.

Tinha sido feito um apelo aos aeromodelistas da “velha guarda” para que limpassem as teias de aranha dos modelos e aparecessem… E é que apareceram mesmo! Há muito tempo que não se viam certas “caras” por estas lides (cá o “webmaster” envergonhou-se e também foi pôr um modelo no ar – há mais de 10 anos que José Colarejo não voava – e não partiu, apesar do vento forte!).

Seguem-se algumas imagens dessa bela jornada aeromodelística.

O “Catalina” de Fernando Coelho, do C.A.L.

Construído em 1960 (e com vestígios de trabalhos de restauração em curso), trata-se de um modelo “Escala” de Voo Circular, equipado com dois motores Webra Mk I, e com um excelente comportamento de voo.

Nas imagens, voando pela mão de Abel Coelho.

Durães Ferreira, do CRAM e do C.A.L., outro dos veteranos que se mantém em actividade e em excelente forma, com os seus motoplanadores eléctricos de Rádio Controlo.

O “Gafanhoto” de José Colarejo. Modelo de iniciação ao Voo Circular, fez escola a uma geração de aeromodelistas que o construíram como primeiro modelo. O modelo vermelho (à esquerda) é o modelo protótipo construído em 1969. O modelo de asa amarela (à direita) foi construído por Pedro Colarejo em 1987 

João Gonçalves, sem dúvida um dos melhores pilotos portugueses de helicópteros, numa sequência de um excelente voo de demonstração.

Alguns dos muitos modelos de Rádio Controlo que estiveram presentes no Encontro

O protótipo do “Quadrante”, de José Colarejo. Este modelo foi criado em 1976 para dar corpo à “Formula 4”, uma modalidade de iniciação, em voo circular, então acabada de lançar.

Dois planadores de Voo Livre dos veteranos Avelino Lopes e Vasco Carvalho, do C.A.L.

Lançamento de um planador de Rádio Controlo, de Paulo Peres (CRAM e C.A.L.), com a ajuda de Abel Coelho.
Modelo de iniciação em Voo Circular, de Pereira da Costa
Aspecto de alguma da assistência
A Associação Hangar 13 vinha muito bem equipada…
O almoço dos veteranos: Vasco Carvalho, Avelino Lopes, Durães Ferreira, Pereira da Costa, Abílio Matos, José Colarejo, António Janeiro e Fernando Coelho
Fernando Coelho, Avelino Lopes, Bacharel, Pereira da Costa e Paulo Peres

Mais alguns aspectos da assistência que durante todo o dia participou no Encontro …

… entre eles, o Presidente da FPAm, Loureiro de Sousa, também ele sócio do C.A.L., e que também quis dar um ar de graça …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *