Armindo Filipe

Armindo Rodrigues Filipe foi um dos três aeromodelistas que, em 1952, integraram a Comissão Instaladora do Clube de Aeromodelismo de Lisboa (CAL), vindo a ser o seu sócio n.º 1.

Foi durante a frequência de um curso de aviação sem motor, em Santa Iria de Azóia, que conheceu Abílio José de Nascimento Matos, aeromodelista, grande entusiasta da aviação sem motor, mais tarde também piloto de aviões de turismo, e adepto entusiasmado e criador de ultraleves.

Juntamente com Abílio de Matos, um dia desafiou José Carlos Rodrigues e outros entusiastas, que então praticavam aeromodelismo no Centro n.º 19 da Mocidade Portuguesa, em Lisboa, a participarem na organização de um clube da aeromodelismo. Na sua opinião, era necessário fundarem um
clube de aeromodelismo em Lisboa.

Da leitura da Revista do Ar desses anos, ao consultar os números que iam aparecendo, verificava que havia na cidade do Porto um grupo de entusiastas que eram regularmente noticia naquela revista. Entendia que não fazia sentido que tal grupo pudesse sobreviver na segunda cidade do País, enquanto na cidade capital nada existia de similar.Por isso, em seu entender, era fundamental que surgisse também um agrupamento nesta cidade, que tornasse possível aglutinar todos os interessados e que, mais tarde, contribuísse para aumentar e melhorar a representação, a nível internacional, do aeromodelismo nacional.

Veja mais sobre Armindo Filipe

Abílio Matos, ensaia o seu magnífico protótipo “rubber powered airmodel.” Armindo Filipe contempla o voo de longe. Isto irá permitir-lhe, mais tarde, poder confirmar o sucesso do que foi esse histórico e fabuloso voo.
Abílio Matos segura o planador de Coutinho, enquanto Jorge Themudo, Farelo e Lavadinho, algo “emocionados”, admiram a beleza do acontecimento. Exclamação de Abílio Matos algum tempo depois, quando contempla a fotografia feita para recordar esse momento “histórico”: Não acha um instantâneo “brutal” ?!

Armindo Filipe, em dois momentos no recente Jantar do 51.º Aniversário do C.A.L.

Comments are closed.